domingo, 12 de setembro de 2010


Chuvas devem continuar


intensas em grande


parte da região Sul

Na segunda-feira, uma nova frente fria pode provocar chuvas em todo o RS.
Litoral entre Rio e São Paulo terá ventos fortes no começo da semana.

SatéliteSatélite mostra a cobertura de
nuvens neste domingo
(Foto: Reprodução/Cptec/Inpe)

A umidade relativa do ar deve ficar baixa neste domingo em São Paulo, segundo previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe). “A umidade vai ficar entre 20% e 30% em São Paulo, o que é considerado estado de alerta”, destaca a meteorologista Caroline Vidal Ferreira da Guia, do Inpe.

No restante do país, o tempo se mantém instável durante esta semana e há previsão de chuvas em quase todas as regiões.

Veja mais sobre a previsão do tempo no Brasil e no mundo

Norte
Neste domingo, a previsão é de pancadas de chuva na região norte, associadas ao calor e à alta umidade do ar. Na segunda-feira, as pancadas de chuva continuarão no centro-oeste da região. Na terça, as pancadas de chuva devem ocorrer principalmente na faixa oeste. Na quarta-feira, como esse sistema se desloca para o oceano, a previsão é que, entre Roraima, Amazonas e Acre, ocorram pancadas de chuva, e também no nordeste do Pará, incluindo a ilha de Marajó, e no norte de Rondonia. Nas demais áreas da região, o sol aparecerá.

Nordeste
No litoral entre a Paraíba e Alagoas e também no litoral sul da Bahia o tempo fica instável no domingo, com abertura de sol e chuva a qualquer hora. No leste do Sergipe e nordeste da Bahia, incluindo a região do Recôncavo Baiano, o dia fica nublado com chuvas isoladas. No norte e oeste do Maranhão, há possibilidade de pancadas de chuva na parte da tarde. Na segunda-feira, do litoral nordeste do Ceará até o litoral de Alagoas, o tempo fica instável com abertura de sol e chuva a qualquer hora. Do leste de Pernambuco ao nordeste da Bahia, incluindo a região do Recôncavo Baiano, o dia ficará nublado com chuvas isoladas. Na terça-feira, o tempo vai ficar instável entre o litoral da Paraíba e litoral nordeste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano. Nas demais áreas, sol entre poucas nuvens de segunda a terça-feira. Na quarta, no nordeste do Ceará haverá pancadas de chuva e também no litoral entre a Paraíba e Pernambuco. No centro-leste da região, dia nublado. Nas demais áreas, sol e poucas nuvens.

Centro-oeste
No domingo, há chances de chuva no oeste do Mato Grosso. No noroeste, pancadas de chuva localizadas. Na segunda-feira, as pancadas de chuva continuarão. Na terça-feira, pancadas de chuva principalmente na faixa oeste, com menores chances no centro-oeste do Mato Grosso. Na quarta-feira, no sudoeste do Mato Grosso, as pancadas serão mais fracas e de forma mais localizada. Nas demais áreas da região centro-oeste, o sol aparecerá.

Sudeste
Na segunda-feira, terá predomínio de sol com baixa umidade relativa entre São Paulo e Minas Gerais. Na terça-feira à noite, uma frente fria se aproxima do extremo sul de São Paulo e poderá provocar pancadas de chuva e a formação de alguma nebulosidade no centro-sul do Estado. Na segunda e na terça-feira, o litoral entre Rio de Janeiro e São Paulo terá ventos fortes. Nas demais áreas da região, predomínio de sol, com atuação da massa de ar seco. Na quarta-feira, esse sistema se desloca para o oceano e pode causar a formação de nuvens na faixa litorânea entre o Rio de Janeiro e São Paulo, com aumento de nebulosidade. Neste dia, há chance de pancadas de chuva no Espírito Santo, devido à intensificação dos ventos que vêm do oceano.

Sul
Neste domingo, as chuvas devem continuar intensas em grande parte do Rio Grande do Sul e Santa Catarina. Na segunda-feira, a formação de uma nova frente fria pode provocar chuvas em todo o Rio Grande do Sul, e há a possibilidade de ventos fortes no litoral de toda a região. As chuvas deverão atingir o extremo sudoeste do Paraná, o oeste e sul de Santa Catarina e, com menor intensidade, o sudoeste do Paraná e a parte central de Santa Catarina. Na quarta-feira, a frente fria se desloca para o oceano, mas ainda deixa o tempo instável no sudeste do Rio Grande do Sul.

Nenhum comentário:

Postar um comentário