Nordeste tem maior
crescimento do emprego
formal neste ano
Indústria sucroalcoleira e alimentícia puxam emprego na região, diz ministro.
Sudeste segue na liderança e Lupi destaca recorde no estado do RJ.
A região Nordeste foi aquela que registrou maior crescimento do emprego formal de janeiro a agosto deste ano, segundo números divulgados nesta quinta-feira (16) pelo Ministério do Trabalho. Nos oito primeiros meses deste ano, foram abertos 223,4 mil empregos com carteira assinada na região, com crescimento de 488% sobre igual período do ano passado (37,99 mil vagas).
"O Nordeste é o que mais cresceu. A elevação do emprego foi de 1,5 vez a média nacional. A indústria sucroalcoleira e alimentícia puxaram os empregos. Uma alimenta a outra, que são cadeias produtivas interligadas. Tem efeito da colheita da cana-de-açúcar ", avaliou o ministro do Trabalho, Carlos Lupi. Segundo ele, a região baterá recordes em setembro e outubro deste ano.
Apesar de o maior crescimento ter sido registrado na região Nordeste, dados do governo mostram que a região Sudeste continua sendo a que mais contrata no Brasil. De janeiro a agosto deste ano, as empresas da região abriram 1,13 milhão de vagas, o equivalente a 58% de todas as vagas abertas no Brasil no período). Contra igual período de 2009 (411 mil postos formais), houve o crescimento de 175%.
Rio de Janeiro
O ministro Lupi observou que o estado do Rio de Janeiro bateu recorde histórico de contratações em agosto deste ano, quando foram abertas 24,9 mil vagas formais de emprego. "O Rio de Janeiro teve o melhor mês da história do Caged [cuja série histórica tem início em 1992]. Também tem influência do período do ano, com a proximidade dos eventos natalinos. Há muitos encontros e eventos nos hotéis, além do início da preparação para as Olimpíadas e para a Copa do Mundo", avaliou ele.
Outra região que apresentou forte crescimento na geração de empregos em 2010 foi a Norte. De janeiro a agosto de 2010, foram abertas 86,6 mil vagas na região, com crescimento de 343% sobre o mesmo período do ano passado (19,5 mil postos formais). A região Sul, por sua vez, registrou a abertura de 350 mil empregos no acumulado deste ano, com aumento de 227% sobre igual período de 2009 (106,9 mil vagas). A região Centro-Oeste, por sua vez, abriu 159 mil vagas neste ano, com elevação de 53% sobre o ano passado (104 mil postos).
Nenhum comentário:
Postar um comentário