Quer investir na Petrobras?
Saiba mais sobre a
megaoferta da estatal
Pequeno investidor poderá comprar ações da empresa brasileira.
Especialistas alertam: é preciso avaliar os riscos antes de decidir.
A Petrobras fará este mês uma megaoferta em que venderá novas ações no mercado: o objetivo é arrecadar dinheiro para financiar seu ambicioso plano de exploração das reservas de petróleo descobertas na região do pré-sal, sobretudo na bacia de Santos. Em seu plano de negócios de cinco anos (2010 a 2014) estão previstos gastos de US$ 224 bilhões.
Três perfis de pequeno investidor poderão participar da operação: quem já comprou no passado ações da estatal com o FGTS, os que já adquiriram ações com dinheiro próprio e quem ainda não é acionista.
O período de reserva da oferta prioritária e da oferta de varejo terá início em 13 de setembro.
Veja em qual perfil você se encaixa e entenda os riscos e benefícios do investimento.
Risco e prazos longos
É preciso, no entanto, avaliar riscos e o perfil do dinheiro a ser aplicado antes de decidir pelo investimento. Para o especialista em finanças pessoais da Fundação Getúlio Vargas, William Eid, ações só devem ser compradas com dinheiro de longo prazo, seja com FGTS ou capital do próprio bolso.
“Se a pessoa precisa desse dinheiro no curto prazo ou ele é muito importante para ela, como para comprar um apartamento porque ela quer casar ano que vem, é melhor não aplicar nada”, alerta. "Não se deve aplicar um dinheiro que você vá precisar com data marcada, porque o mercado de ações é incerto", diz Eid.
De acordo com o cronograma preliminar da oferta, o início das negociações das ações da oferta na Bolsa de Valores de São Paulo (BM & FBovespa) está previsto para 27 de setembro.
Nenhum comentário:
Postar um comentário