Recenseadores do IBGE
usam barcos para percorrer
Pantanal
Grupo tem ajuda da Polícia Militar Ambiental de Corumbá.
Objetivo é visitar todas as comunidades ribeirinhas.
Recenseadores do Instituto Brasileiros de Geografia e Estatísticas (IBGE) estão viajando dias de barco para percorrer a região do Pantanal, em Mato Grosso do Sul. A meta é visitar todas as comunidades ribeirinhas.
De barco e com auxílio da Polícia Militar Ambiental de Corumbá, que conhece bem a região, os recenseadores seguem em direção às comunidades ribeirinhas. Já do outro lado do rio, um pescador é cadastrado no Censo.
Pouco distante dali, a equipe do IBGE encontrou Amarildo, jovem que, com apenas 16 anos, já é pai. Não teve oportunidade de estudar e hoje mora com o irmão e a cunhada em uma cabana às margens do rio Paraguai. É para conhecer realidades como a dele que o Censo está sendo realizado este ano.
A nova pesquisa quer mapear a situação de cada cidadão, de qualquer canto do país. Além dos obstáculos impostos pela natureza, o grupo também enfrenta outros contratempos.
Da mesma forma que na cidade, na área rural, todas as residências também precisam ser registradas, mesmo quando o morador não é encontrado. “Verificado que não tem nenhum morador, a gente lança como ‘fechado’, e, depois retorna para poder achar esse morador. Ninguém vai ficar sem contar”, afirma o recenseador Sanderson Fernandes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário