Vestibular: relembre as
aulas da semana
Biologia, física, inglês foram disciplinas abordadas.
Temas de matemática, história e geografia também marcaram as aulas.
O G1 relembra neste domingo (19) os vídeos com aulas e dicas publicados ao longo da semana passada. Veja:
Segunda-feira (13/9)
O professor de biologia do cursinho pH, Cicero Melo, explica a teoria de Darwin. Para escrever a ‘A Origem das Espécies’, segundo o professor, Darwin acompanhou a reprodução de um grupo de elefantes.
O cientista entendeu que se um casal e sua prole reproduzissem ao longo de 500 anos sucessivamente, a quantidade de elefantes seria de milhões.
A partir disso, Darwin chegou a algumas conclusões que justificam o fato de não haver milhões de elefantes na Terra. Uma das conclusões é de que a mortalidade controla as populações, já que há mais indivíduos na prole que os parentais e o número das populações é constante.
Terça-feira (14/9)
O professor de física do cursinho Oficina do Estudante, Carlos Oliveira, dá uma aula sobre interpretação de gráficos de movimento retilíneo uniformemente variado.
Na aula, o professor apresenta o gráfico do espaço pelo tempo. No caso a concavidade para baixo do gráfico, que diz respeito à aceleração, é menor do que zero. Oliveira mostra pontos que traduzem a variação da velocidade em função do tempo.
Ao traçar a tangente, percebe-se que há uma mudança na inclinação que muda o comportamento entre o espaço e o tempo.
Quarta-feira (15/9)
A professora de inglês do cursinho pH, Juliana Jandre, dá uma aula sobre os marcadores de discurso. Os marcadores são palavras ou expressões que vão unir orações no texto e atribuir significado.
Geralmente os marcadores de discurso são divididos quanto ao sentido. Podem estabelecer uma relação de contraste, tempo ou exceção. Exemplos: contraste (although, while); exceção (apart from, other than) e tempo (then, before, after).
Juliana lembra que é preciso ficar atento ao contexto porque a mesma palavra pode ter sentidos diferentes.
Quinta-feira (16/9)
Na aula de história, o professor Marcus Vinícius de Morais, do cursinho Oficina do Estudante, fala sobre o papel das mulheres de Atenas na sociedade grega.
Segundo Morais, os vestibulares cobram cada vez mais conhecimento sobre o cotidiano das pessoas em diferentes períodos da história.
Na Grécia Antiga, a mulher de Atenas tem papel único na sociedade: ser mãe e ter herdeiros. Sua fertilidade é extremamente valorizada. A mulher não tem qualquer participação na política ou vida pública.
Sexta-feira (17/9)
O professor do cursinho pH, Vitor Israel, usa dados da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) para fazer cálculos matemáticos.
Segundo a ANTT, todos os anos cerca de 400 mil pessoas se ferem em acidentes de trânsito. A partir dessa informação, o professor pergunta: Quantas pessoas se ferem diariamente? E qual o número de feridos por hora?
Sábado (18/9)
O professor de geografia do cursinho Oficina do Estudante, Bruno Sameti, dá uma aula sobre os problemas do solo. Segundo ele, são três: lixiviação, laterização e desertificação.
A lixiviação ocorre em regiões de clima muito chuvoso e é configurada quando a água da chuva leva os nutrientes superficiais do solo.
A laterização acontece em regiões com climas semi-úmidos, como no Centro-Oeste brasileiro. Neste caso, os minerais do solo se oxidam nos períodos de chuva e formam blocos na superfície que inviabilizam o uso do solo.
A desertificação ocorre pelo manejo incorreto do homem no solo, como queimadas e agricultura itinerante. É comum aparecer no sertão nordestino.
Nenhum comentário:
Postar um comentário