segunda-feira, 13 de setembro de 2010


Semana começa


com previsão de


formação de ciclone no RS

Vento na região pode chegar a 100 km/h na quarta-feira, segundo o Inpe.
Baixa umidade relativa do ar continua castigando São Paulo nesta segunda.

Previsão do tempoImagem mostra chegada de
nuvens à região Sul
(Foto: Reprodução/Cptec/Inpe)

Uma frente fria vinda da Argentina, que provocou queda de temperatura no Rio Grande do Sul no último fim de semana, deve formar um ciclone no início da manhã desta segunda-feira (13), segundo previsão do Centro de Previsão do Tempo e Estudos Climáticos do Instituto Nacional de Pesquisas Espaciais (Cptec/Inpe).

“Observamos a formação de uma área de baixa pressão entre a noite de domingo e a manhã desta segunda feira no Paraguai e Rio Grande do Sul”, afirma a meteorologista do Inpe Naiane Araújo. “Trata-se de um ciclone que irá provocar ventos fortes e deixar o mar bastante agitado.”

De acordo com o Inpe, os ventos ficarão acima dos 50 km/h nesta segunda-feira, principalmente no sul e litoral do Uruguai. Em alguns períodos, a velocidade pode chegar a 80 km/h mas, na terça-feira (14), a previsão é que o vento fique ainda mais intenso. “Na terça-feira o ciclone começa a se deslocar para o mar e poderemos observar ventos de até 100 km/h na região.”

Entre segunda e terça-feira a temperatura no Rio Grande do Sul se manterá baixa, mas estável, em torno de 16°C em Porto Alegre, segundo os dados do Inpe. “A temperatura sofrerá alteração significativa na quarta-feira, com mínima de 9°C e máxima de 14°C na capital”, diz Naiane. “Nas regiões serranas a temperatura poderá chegar a 4°C.”

Sul
A formação de uma nova frente fria nesta segunda-feira pode provocar chuvas em todo o Rio Grande do Sul, e há a possibilidade de ventos fortes no litoral de toda a região, além da perspectiva da formação de um ciclone. As chuvas deverão atingir o extremo sudoeste do Paraná, o oeste e sul de Santa Catarina e, com menor intensidade, o sudoeste do Paraná e a parte central de Santa Catarina. Na quarta-feira, a frente fria se desloca para o oceano, mas ainda deixa o tempo instável no sudeste do Rio Grande do Sul.

Sudeste
Nesta segunda-feira, predomínio de sol com baixa umidade relativa entre São Paulo e Minas Gerais. Na terça-feira à noite, uma frente fria se aproxima do extremo sul de São Paulo e poderá provocar pancadas de chuva e a formação de alguma nebulosidade no centro-sul do Estado. Na segunda e na terça-feiras, o litoral entre Rio de Janeiro e São Paulo terá ventos fortes. Nas demais áreas da região, predomínio de sol, com atuação da massa de ar seco. Na quarta-feira, esse sistema se desloca para o oceano e pode causar a formação de nuvens na faixa litorânea entre o Rio de Janeiro e São Paulo, com aumento de nebulosidade. Neste dia, há chance de pancadas de chuva no Espírito Santo, devido à intensificação dos ventos que vêm do oceano.

Centro-oeste
A previsão é de pancadas de chuva na região Centro-Oeste nesta segunda. Na terça-feira, pancadas de chuva principalmente na faixa oeste, com menores chances no centro-oeste do Mato Grosso. Na quarta-feira, no sudoeste do Mato Grosso, as pancadas serão mais fracas e de forma mais localizada. Nas demais áreas da região centro-oeste, o sol aparecerá.

Nordeste
Tempo instável com abertura de sol e chuva a qualquer hora nesta segunda-feira do litoral nordeste do Ceará até o litoral de Alagoas. Do leste de Pernambuco ao nordeste da Bahia, incluindo a região do Recôncavo Baiano, o dia ficará nublado com chuvas isoladas. Na terça-feira, o tempo vai ficar instável entre o litoral da Paraíba e litoral nordeste da Bahia, incluindo o Recôncavo Baiano. Nas demais áreas, sol entre poucas nuvens de segunda a terça-feira. Na quarta, no nordeste do Ceará haverá pancadas de chuva e também no litoral entre a Paraíba e Pernambuco. No centro-leste da região, dia nublado. Nas demais áreas, sol e poucas nuvens.

Norte
Segunda-feira com previsão de pancadas de chuva no centro-oeste da região. Na terça, as pancadas de chuva devem se concentrar principalmente na faixa oeste. Na quarta-feira, como esse sistema se desloca para o oceano, a previsão é que, entre Roraima, Amazonas e Acre, ocorram pancadas de chuva, e também no nordeste do Pará, incluindo a Ilha de Marajó, e no norte de Rondonia. Nas demais áreas da região, o sol aparecerá.

Nenhum comentário:

Postar um comentário